quinta-feira, 5 de julho de 2012

Usar drogas também é crime!




Acredito que grande parte das pessoas já tem conhecimento sobre a lei que foi aprovada recentemente sobre a descriminalização dos usuários de drogas. Lei que eu considero absurda se considerarmos o tanto de traficante que irá se “transformar” em usuário, ultimamente.
O que alimenta o tráfico é o vício, que pode levar as pessoas a fazerem inúmeras loucuras para mantê-lo. Concordo que isso pode considerado uma doença, mas só esse fato não deveria ser propulsor da impunidade do uso de substâncias consideradas ilegais no nosso país. Quando uma pessoa opta por experimentar drogas, ela já está cometendo um crime – o crime de alimentar o tráfico, fazendo parte dele.
Essa situação é uma das principais causas da violência no Brasil. Os “chefões” do tráfico mantêm as suas vendas através da dependência que os usuários possuem das drogas. São esses usuários que promovem a oferta – expandindo tal crime, e estão dispostos a roubar, matar, traficar e fazer qualquer coisa para obter a droga, mantendo seu vício. Então, a legalização desse uso afeta todos nós.
Há quem possa alegar que a lei foi aprovada devido à lotação das cadeias. Uma sugestão que eu tenho para isso é que seja aplicada uma alta multa às pessoas encontradas com drogas. Quando se mexe no bolso do brasileiro, as coisas tendem a se resolver. “Ah, mas e se a pessoa não tiver condições de pagar?” A pessoa tem condição para comprar droga e não tem condição para pagar uma multa? Também, devemos esperar do governo soluções como construção de novos presídios e não a legalização do uso de drogas (porque é isso que estão fazendo), colocando em risco a sociedade.
A problemática do mundo das drogas, com certeza, possui caráter social. O que leva uma pessoa a se envolver nesse mundo são as próprias pessoas que estão ao seu redor, sejam os pais desatentos, os amigos “más influências” ou até a mídia que pode instigar o desejo de experimentar algo “novo”. Portanto, o ideal seria que o governo promovesse mais campanhas informativas sobre as drogas e que a sociedade se atentasse mais a esse problema, dando maior assistência às pessoas próximas para que as mesmas não cometam o erro de começar o uso de tais substâncias.
Devemos lembrar que um erro não anula o outro. Assim como o Brasil adota medidas como o bolsa família (que gera uma satisfação momentânea, mas não duradoura) para se isentar de resolver a raiz do problema da desigualdade social, está aprovando a impunidade dos usuários de drogas. Dessa vez, achando que se isentará da responsabilidade de investir no combate ao tráfico, no tratamento dos usuários viciados, na construção de novos presídios, nas campanhas de conscientização contra as drogas... Vamos ficar atentos!

Por Bela Pereira

4 comentários:

  1. Muito bom! Concordo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. eu acho que deve legalizar apenas a maconha para ajudar a medicina,ela não deve se considerada droga,maconha faz mal,em excesso.Qualquer coisa faz mal em excesso.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre o problema dos Desgovernos, vai se refletir sobre quem??? Não precisa nem dizer que é sobre nós!!!

    ResponderExcluir
  4. You are so right!
    Drugs are the cause for most criminal acts.

    ResponderExcluir