domingo, 10 de junho de 2012

Diga sim a uma mídia objetiva e imparcial!




   Fiquei muito feliz ao receber muitos comentários e elogios ao divulgar o texto “Força aos guerreiros!”. Percebi que muitas pessoas, assim como eu, ficam indignadas com a situação do subjulgamento da polícia militar sem um prévio conhecimento. Percebi também que o principal foco de insatisfação é com relação a nossa querida mídia.
 Não é engraçado o fato de que aqueles que deveriam expandir nossos conhecimentos e fazer com que atentemos para o que acontece ao nosso redor são aqueles que, atualmente, estão nos reprimindo? E isso não está acontecendo apenas com a polícia militar, não! Você já ouviu falar que a maior parte das universidades federais está em greve? Isso a mídia não divulga.
  Acho que a imprensa ainda possui muitas dores do tempo da ditadura e esse é o único motivo que eu consigo achar para perseguição contra a polícia militar. É fato que muitos jornalistas foram torturados e/ou mortos naquela época. Mas espere aí, quanto tempo faz que a ditadura terminou? Exatamente 27 anos. Hoje, os militares são cidadãos comuns que também sofrem com as más decisões do governo. Estamos todos no mesmo barco.
            Isso me fez lembrar também que a ação da polícia nas ruas é observada e qualquer atitude firme que um policial toma, é motivo para acharem que todo policial adora abusar da autoridade. Devem agir assim porque acham que todo militar é ditador ainda. A ditadura acabou e fim. Mas também não espere que o policial em serviço vá ser seu “coleguinha”, não. Tem que ser firme, sim, porque como dizem: gentileza gera gente folgada. E também, quem não deve não teme! Direitos e deveres: não cumpriu seus deveres como cidadão, não espere que seus direitos sejam respeitados. Não sou a favor de nenhum tipo de violência, mas não suporto ver homicida chamando os direitos humanos.
            Então, nos deparamos com a nossa mídia: ao invés de expor os criminosos e mostrar para a sociedade o mal que estão nos causando, preferem ficar criticando a ação da polícia. Onde está a busca pelo bem social? Será que ficar incentivando as pessoas a ter tanto ódio da polícia vai gerar uma melhora no nosso país? É claro que não. Vamos apontar os erros policiais, sim. Creio que é unanime entre os bons policiais o fato de que os maus policiais devem ser punidos. Eu também sou totalmente a favor disso. Mas ficar instigando a sociedade a ter ódio da instituição não vai levar-nos a nada.
            O que resta a nós cidadãos, desejosos de possuir a verdade dos fatos, é observá-los de forma imparcial para depois tomar um posicionamento. E aos policiais e seus defensores (e eu me incluo nesse quesito), sugiro que façamos a nossa própria mídia, gerando a repercussão dos pontos positivos policiais e mostrando nossa insatisfação quanto ao subjulgamento. Também é importante que valorizemos aqueles bons jornalistas que transmitem as notícias de forma imparcial e objetiva. Só não podemos ficar inertes diante dessa situação.
       O que nós queremos não é a glorificação da polícia militar. Queremos a verídica apuração dos fatos. Não cabe a mídia expor o seu ponto de vista, isso é função individual de cada cidadão. Sou a favor de jornais objetivos, claros e imparciais. Sou contra jornais subjetivos e sensacionalistas. É quase como se eles estivessem questionando a nossa capacidade de pensar... 

Bela Pereira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário